Estimativas da organização mundial da saúde (OMS) indicam que, em 2020, mais de 500 mil mulheres foram diagnosticadas com o cancro do colo do útero em todo o mundo e cerca de 342 mil morreram. Dados publicados pelo Ministério da Saúde (MISAU), indicam que o cancro do colo do útero é o quarto tumor que mais afecta as mulheres em África.
No ano passado, o cancro do colo do útero foi responsável por 5.325 novos casos, correspondendo a cerca de 21 por cento do total de cancros na mulher moçambicana. O tumor é mais comum em mulheres com idades entre 25 e 43 anos, sendo uma das dez causas de morte de mulheres em Moçambique, sendo mais incidente e mais mortal nas mulheres em idade reprodutiva.
Entretanto, esta é uma doença que pode ser evitada com exames e tratamentos acessíveis e eficientes, para além disso, os tumores cervicais são evitáveis com a vacinação contra o vírus do papiloma humano, HPV. O Ministério da Saúde está a preparar a introdução da vacina contra HPV, cujo lançamento será nos próximos dias, e vai abranger raparigas de nove anos de idade em todo o país.