Onze mulheres morrem diariamente devido ao cancro do colo do útero no país. A informação foi revelada pela Primeira-Dama, Isaura Nyusi, durante o lançamento da campanha de luta contra o cancro do colo do útero, na passada sexta-feira.
Só em 2019 mais de 25 mil mulheres foram detectadas com cancro do colo do útero e desse número mais de 17 mil perderam a vida no país. A campanha foi lançada no distrito de Manhiça, província de Maputo.
Segundo a Secretária de Estado da Província de Maputo, Vitória Diogo, neste distrito foram detectados 553 casos e na província de Maputo, nos primeiros nove meses deste ano, foram detectados mais de mil casos de cancro em 34.593 mulheres rastreadas. Diogo explicou que dos mais de mil casos, 192 apresentavam lesões potencialmente fatais.
A campanha foi desenvolvida no contexto da introdução da vacina contra o vírus HPV em todas unidades sanitárias do Serviço Nacional de Saúde do país. A vacina deve ser administrada a meninas de nove a 15 anos, que não tenham iniciado a vida sexual.