O distrito de Caia, na província de Sofala, registou redução de casos de malária no primeiro semestre deste ano se comparado com igual período do ano passado. O distrito saiu de quatro casos de malária a cada 10 pessoas em 2020 para três casos a cada 10 pessoas em 2021 em todas Unidades Sanitárias do distrito.
A informação foi avançada pelo técnico do programa de malária do Hospital Distrital de Caia, Abreu Macicame, à equipa do Xipalapala Info. O técnico referiu que um dos maiores desafios é a desmistificação sobro o uso de redes mosquiteiras. Segundo Macicame, algumas comunidades ainda usam a rede para proteger as hortas. Macicane disse que o hospital tem trabalhado em parceria com a Rádio Comunitária de Caia para a divulgação de métodos de prevenção da doença nas comunidades.
O líder Comunitário do bairro Daf, no distrito de Caia, Felipe Registo, explicou que era frequente ter casos de malária na sua área, mas que houve melhoria depois das sensibilizações e a comunidade passou a organizar grupos de limpezas. O líder acrescentou que nos últimos dois meses teve conhecimento de cinco casos de malária na sua área que os encaminhou ao hospital e estão todos recuperados.