Um total de 1.033 escolas situados em 14 distritos da província de Nampula administram o ensino bilíngue, quase metade do número total de escolas da província. Os dados foram actualizados nesta segunda-feira pela directora de educação, Mariamo Agostinho, durante a visita do governador de Nampula, Manuel Rodrigues.
Segundo a directora, a rede escolar da província registou um ligeiro crescimento do ano passado até então. O número de escolas passou de 2.327 para 2.345.
O governador da província acredita que o desempenho do sector da educação na província é importante, tendo em conta os inúmeros desafios que a educação enfrenta, com destaque para o fenómeno de uniões prematuras e falta de assiduidade dos professores.
A h2n no âmbito do projecto ALer tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino e os resultados educativos das crianças através da mobilização dos pais e encarregados de educação para assumirem um papel mais significativo na escolaridade dos seus filhos. O projecto mobiliza, ao mesmo tempo, a sociedade civil e as principais partes interessadas para se envolverem com o sistema escolar na educação bilingue.