Quinta-feira, Setembro 16, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioSociedadeCentros de saúde de Nampula incentivam amamentação após o parto para reduzir...

Centros de saúde de Nampula incentivam amamentação após o parto para reduzir mortes neonatais

- PUBLICIDADE -

Colocar o bebé em contacto, pele a pele, com a mãe logo após o parto por uma hora, e ajudar a mãe a reconhecê-lo quando estiver pronto para a amamentação, tem sido a estratégia utilizada nos Centros de Saúde dos distritos de Murrupula e Mogovolas, na província de Nampula, com vista a reduzir os índices de mortalidade neonatal e prevenir doenças.

O primeiro leite da mãe, o colostro, funciona como uma vacina para o bebé por ser rico em anticorpos, protege a criança de várias doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto maior o atraso no início do aleitamento materno, maiores são as chances de mortalidade neonatal causada por infecções mas, ainda assim, mais de quatro milhões de bebés morrem no período neonatal todos os anos, e grande parte desses óbitos ocorre em países em desenvolvimento, incluindo Moçambique.

Segundo a OMS, o colostro poderia evitar a morte de 13 por cento das crianças menores de cinco anos, em todo mundo, por causas evitáveis. Nesta edição do programa Saúde e Vida saiba como é feita a orientação das mulheres lactantes, para uma nutrição mais adequada do bebé logo no início da vida.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here