Cerca de 110 mil cidadãos moçambicanos estão infectados pela tuberculose em todo o país. A cada 100 mil habitantes, 361 padecem da doença. Os dados foram divulgados pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que falava na última quarta-feira, por ocasião da passagem do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose.
Rosário afirmou que a doença é um problema de saúde pública no país e tem um impacto negativo a nível social e económico. O primeiro-ministro destacou os esforços e as estratégias do Governo no combate à doença. Na mesma ocasião, Carlos Agostinho do Rosário lançou a Directriz Nacional para o Tratamento da Tuberculose Latente, cujo objectivo é aprimorar os mecanismos de identificação da tuberculose nos indivíduos em que a doença ainda não se manifesta.
A iniciativa faz parte da estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa Nacional de Controlo de Tuberculose para eliminação da doença até 2030. Há mais de 25 anos que a OMS declaroua tuberculose comouma emergência de saúde.