Cerca de 1,9 bilião de pessoas na Ásia-Pacífico enfrentam dificuldades para manter uma dieta saudável. O alerta foi feito, esta quarta-feira, através de um relatório produzido conjuntamente pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa Alimentar Mundial (PMA) e a Organização Mundial de Saúde.
Denominado “Visão Geral Regional de Segurança Alimentar e Nutrição de 2020”, o relatório aponta para o impacto económico da pandemia da COVID-19 como um dos factores que agravou a situação de fome na região.
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que a situação de nutrição na região é preocupante. Dados divulgados pela ONU em 2019, estimava que cerca de 350 milhões de pessoas na região estavam subnutridas.
Destes números, cerca de 74,5 milhões de crianças menores de cinco anos eram muito baixas para sua idade e 31,5 milhões crianças eram muito magras para a sua altura. O relatório recomendou os governos a investirem mais em nutrição e segurança alimentar para promover dietas saudáveis.