Uma a cada dez mulheres e meninas em idade fértil de todo mundo sofrem de endometriose. Cólica incapacitante dentro e fora do período menstrual, dores durante a relação sexual, cansaço extremo, infertilidade, alterações urinárias e intestinais ao longo do período menstrual, são sintomas indicativos de endometriose.
Segundo estimativas da OMS, a doença afecta cerca de 200 milhões. Além de trazer baixa qualidade de vida, é a maior causa de infertilidade feminina, que ocorre em mais de 30 por cento das pacientes com endometriose.
“Todas as mulheres estão sujeitas a desenvolverem a doença, contudo, as mulheres que possuem histórico familiar de endometriose, ausência de filhos, idade precoce na primeira menstruação estão no grupo de maior risco”, referiu Bélvia Machel médica ginecologista obstetra, e ressaltou a importância da consulta de rotina para o diagnóstico precoce. Saiba o que é a endometriose e como melhorar a qualidade de vida vivendo com a doença, na edição do programa Saúde e Vida.