Cerca de 2,5 biliões de pessoas no mundo podem sofrer danos auditivos até 2050. A previsão é do Relatório Mundial sobre Audição, publicado esta terça-feira, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo calcula que pelo menos 700 milhões pessoas poderão precisar de cuidados médicos de reabilitação.
O relatório aponta para falta de medidas preventivas como a causa de agravamento da perda auditiva. O estudo da OMS aponta também para os desafios na área da saúde auditiva. Segundo o relatório, a falta de informação e a falta de integração de cuidados auditivos nos sistemas de saúde são as principais barreiras.
De acordo com a organização, cerca de 78 por cento dos países de baixa renda têm menos de um especialista em doenças do ouvido. O estudo da OMS destacou também que 60 por cento dos casos de perda auditivas podem ser evitadas. O relatório foi lançado para marcar o Dia Mundial da Audição de 2021, celebrado a 3 de março, sob o lema “Cuidados Auditivos para Todos! Identificar, reabilitar, comunicar”.