Cerca de 60 crianças são dadas como desaparecidas anualmente na cidade de Maputo. Os dados são do Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência, ao nível da capital do país. Mensalmente, em média, cinco a seis crianças com idades que variam entre os 11 e 14 anos, na sua maioria do sexo masculinos, são tidas como desaparecidas.
Dos menores que são dados como perdidos, alguns acabam por ser acolhidos nos orfanatos. Algumas dessas crianças saem de casa fugindo da violência física dos seus pais. Outras, saem de casa para ir à escola, brincar ou passear com amigos e não mais conhecem o caminho de volta. A representante do Gabinete de Atendimento a Mulher e Criança Vítimas de Violência, considera que os dados sobre as crianças desaparecidas são escassos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), estima que 1.2 milhão de crianças desaparecem, anualmente, em todo o mundo. Dados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha indicam que 44 mil pessoas foram dadas como desaparecidas. Do total de casos, 45 por cento eram crianças no momento do seu desaparecimento.