Cerca de 60 mil mulheres e raparigas afectadas por conflitos armados necessitam de apoio de 10 milhões de dólares para atender as necessidades imediatas e a longo prazo nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.
A informação foi avançada, na última terça-feira, em Maputo, pela directora da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Phumzile Mlambo[1]Ngcuka.
A directora da ONU Mulheres falava num encontro denominado “Mulheres, paz e segurança humanitária na perspectiva do género: perspectivas para a edificação de uma paz sustentável em Moçambique”.
Segundo Ngcuka, o valor serviria para a protecção e segurança das mulheres e raparigas, aumento da capacitação nacional, promoção da inclusão das mulheres, recuperação sócio económica e organizações femininas na resposta humanitária e na recuperação pós conflito. A oficial de programas da ONU Mulheres em Moçambique, Lesira Gerdes, disse que a falta deste financiamento pode afectar o acesso à educação e saúde, e aumentar a insegurança alimentar e a desnutrição crónica.