Cerca de nove mil mulheres foram vítimas de violência entre Janeiro e Setembro deste ano. Além das mulheres, foram registados 4.832 casos de violência contra crianças e 2.068 casos contra idosos e pessoas com deficiência, totalizando 15.800 casos em todo o país.
Os dados foram divulgados pelo vice-ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse, durante o lançamento da campanha “16 Dias de Activismo, sobre violência contra mulheres e raparigas”. Segundo o ministro, os dados mostram a necessidade de se investir na sensibilização de homens e mulheres para a prevenção, denúncia de casos de violência, bem como na assistência e reintegração das vítimas, com envolvimento das instituições, sociedade civil, religiosos e comunidades.
A campanha 16 Dias de Activismo tem como lema “Pinte o Mundo de Laranja: Pare com a Violência Contra as Mulheres e Raparigas” e decorre numa altura em que está em curso outra campanha sobre violência baseada no género, inspirada na tragédia da activista da ComuSanas, Rosita Muchanga, que foi brutalmente assassinada pelo seu parceiro, na província de Sofala.