Vinte e cinco chefes de Estado e de Governo poderão assinar um tratado internacional sobre pandemias até Maio, proposto pela União Europeia. A informação foi revelada, esta terça-feira, pelo director geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus.
O tratado poderá basear-se em princípios já presentes na criação da OMS, incluindo os que defendem saúde para todos e rejeitam a discriminação. Tedros expressou interesse em incluir pelo menos três pontos-chave: a partilha de medidas de prevenção e emergência, informações sobre vírus e outras causas de doenças e ferramentas para combater epidemias, incluindo medicamentos, vacinas e testes.
Segundo Tedros Ghebreyesus, a crise sanitária expôs falhas nos sistemas de preparação para epidemias nacionais, regionais e globais. Entre os chefes de Estado e de Governo que assinaram a pedido para criação de um tratado internacional contra as pandemias estão o primeiro-ministro português, António Costa, o britânico, Boris Johnson, os Presidentes do Chile e da Costa Rica, Sebastián Piñera e Carlos AlvaradoQuesada e a chanceler alemã, Angela Merkel.