Cirurgias de cataratas reduzem para metade em Moçambique

0
133

O número de cirurgias de catarata no país reduziu de 10 mil em 2019 para cinco mil em 2020. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo chefe do Programa Nacional de Oftalmologia, Mariamo Abdala, durante o lançamento do Relatório Mundial sobre a Visão.

Abdala informou que a redução das cirurgias foi causada pelo impacto da pandemia da COVID-19. Abdala acrescentou também que as restrições na prestação de cuidados de saúde não urgentes e redução de campanhas de cirurgias a cataratas são as principais causas da redução de cirurgias de cataratas no país.

Com os novos dados, Moçambique fica mais longe de alcançar as metas definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A agência recomenda que por cada milhão de habitantes devem ser feitas duas mil cirurgias de cataratas. Moçambique faz apenas 300 cirurgias por cada milhão de habitantes.

O director nacional de Assistência Médica, Ussene Isse, destacou a falta de especialistas em saúde ocular no país. Segundo Isse, o país tem 34 médicos oftalmologistas para cerca de 30 milhões de habitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui