Dados de autoridades de saúde demonstram que o consumo de três a quatro copos de álcool por dia aumenta em três vezes o risco de desenvolver Tuberculose. Segundo Félix Mussei, médico do Hospital Geral da Machava, a maioria das pessoas tem no seu organismo a bactéria da Tuberculose e consumir álcool em excesso pode baixar a imunidade e vir a desenvolver sinais e sintomas da doença, no contacto com a sua bactéria.
Moçambique não dispõe de dados específicos sobre o número de casos de pacientes diagnosticados com Tuberculose relacionados com o consumo de álcool, mas, em Nampula, a h2n conheceu Neves Casimiro, de 27 anos de idade, que contraiu a Tuberculose pelo consumo de álcool.
“Eu já tive a Tuberculose. Isso aconteceu porque eu bebia e fumava muito”, relata. Neves teve tosse por tempo prolongado e fortes dores no peito. Depois de muita resistência, seguiu a recomendação da família e buscou ajuda num hospital, onde iniciou o tratamento de Tuberculose. Hoje, é considerado um paciente curado. Além de propiciar o surgimento da Tuberculose, o consumo de álcool causa várias doenças que prejudicam a saúde.