O continente africano deve desenvolver sua capacidade de produzir vacinas contra a COVID-19. O apelo foi feito, esta quinta-feira, pelo director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong.
O apelo do chefe do África CDC surge num contexto em que os esforços para vacinar 60 por cento dos 1,3 bilião de habitantes estão longe de ser concretizados. Nkengasong identificou cinco países africano com capacidade para produzir vacinas.
John Nkengasong citou África do Sul, Senegal, Tunísia, Marrocos e Egipto. A directora da delegação da União Europeia em África, Birgitte Markussen, disse que serão feitos esforços para apoiar a produção local de vacinas.
Markussen lembrou que a solidariedade é importante para garantir que ninguém seja deixado para trás nos esforços globais para combater a pandemia. Segundo o África CDC, pelo menos 22 dos 54 países da África receberam vacinas COVID-19 por meio da iniciativa Covax. O continente espera receber 600 milhões de doses da Covax.