África garante cerca de 300 milhões de doses de vacina contra a COVID-19. A acção foi considerada o maior acordo deste tipo já feito para o continente. A informação foi revelada esta terça-feira pela União Africana (UA).
A Conselheira Científica Sénior dos Centros Africanos para Controle e Prevenção de Doenças (África CDC), Nicaise Ndembi, disse que as doses estão sendo asseguradas independentemente do esforço global da COVAX, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde que visa distribuir vacinas contra a COVID-19 para países de baixa renda. África CDC disse que o continente já contactou 10 fabricantes de vacinas.
Dos 1,3 bilião de pessoas no continente, o África CDC garantiu que pretende vacinar 60 por cento da população, cerca de 780 milhões de pessoas. A notícia chega quando as infecções por novo coronavírus aumentam novamente em alguns países de África, com destaque para África do Sul.
Dados divulgados pelo África CDC indicam que o continente, no passado fim de semana, ultrapassou três milhões de casos confirmados desde o início da pandemia, com mais de 1,2 milhão na África do Sul.