Ilhas Seychelles, Maurícia e Marrocos, cumpriram a meta de vacinar 40 por cento da sua população, o correspondente a quatro a cada 10 pessoas vacinadas nesses países. Tunísia e Cabo verde, que em rítmo de vacinação avançado, conseguirão vacinar quatro a cada 10 pessoas até o fim de 2021, uma meta que foi estabelecida em Maio pela Assembleia Mundial da Saúde.
A informação foi publicada na passada quinta[1]feira em um comunicado da Organização Mundial da Saúde. Os cinco países, de um total de 55 que o continente africano dispõe, totalizam uma população de mais de 49 milhões de habitantes, o que representa apenas 23 por cento da população da Nigéria, o país mais populoso de África, com mais de 214 milhões de habitantes.
O que significa que mesmo que tivessem enviado todas as vacinas para a Nigéria, ainda assim este país não conseguiria cumprir a meta de vacinar quatro a cada 10 pessoas, este ano. Segundo a nota, África enfrenta um défice de 275 milhões de vacinas contra a COVID-19 em relação à meta de finalizar o ano com 40 por cento da população totalmente vacinada.