A farmacêutica AstraZeneca está a trabalhar a nível global para garantir a entrega de 180 milhões de doses de vacinas da COVID-19 à União Europeia (EU). A informação foi revelada, esta quarta-feira, por um porta-voz do grupo sueco. De acordo com o porta-voz, a farmacêutica esta fabricar na UE apenas metade das doses que devem ser entregues no segundo semestre deste ano.
Cerca de metade do volume esperado virá da rede internacional da empresa. Esta informação surge após uma polémica sobre as entregas da vacina AstraZenecaOxford à UE no primeiro trimestre deste ano, o que gerou tensões entre o bloco europeu e o grupo farmacêutico.
Antes da aprovação da vacina pela UE, no final de janeiro, a empresa gerou polémica entre os líderes da UE ao anunciar que não seria capaz de cumprir a meta de entregar 400 milhões de doses por falta de meios de produção.
O governo do Reino Unido já imunizou milhões de pessoas com a vacina AstraZeneca desde o final de 2020. Mas a empresa não começou a distribuir na UE até o início deste mês, depois de o regulador europeu de medicamentos ter aprovado o uso da vacina. Na UE, as vacinas da Pfizer-BioNtech, e Moderna são as vacinas aprovadas para a imunização contra a COVID-19.