Este conteúdo é apenas para assinantes
A variante Delta do coronavírus é mais transmissível que outras doenças virais como a varicela, Ébola, gripe comum sazonal, MERS, SARS e varíola. A conclusão é de um estudo do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, divulgado na última sexta-feira.
Além do nível de contágio, segundo o estudo, a variante é capaz de causar doenças graves aos pacientes. Em comentários sobre o estudo, a directora do CDC, Rochelle Walensky, explicou que o estudo mostra que a alta taxa de transmissibilidade da variante se deve às grandes quantidades de vírus que uma pessoa infectada com a variante Delta concentra na garganta e no nariz.
No fim do mês passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um estudo sobre a transmissibilidade da variante Delta. Segundo o estudo, esta variante é a mais contagiosa que a variante original do coronavírus e as demais variantes, sendo 97 por cento mais transmissível que a original, 60 por cento mais que Beta, 55 por cento mais contagiosa em comparação com a Alpha e 34 por cento mais transmissível que a variante Gamma.