A cidade de Maputo e a província Tete receberam, do Governo dos Estados Unidos de América, material médico avaliado em 600 mil dólares para a reposta à COVID-19 no país. A informação consta de um comunicado oficial, divulgado esta quarta-feira. Segundo o comunicado, o apoio do Governo dos EUA inclui equipamento de monitorização de oxigénio, equipamento de protecção pessoal e equipamento médico.
O apoio visa também ajudar no processo de recrutamento de mais pessoal médico para o sistema nacional de saúde. O director interino da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Martin McLaughlin, citado no comunicado, disse que estes materiais irão assegurar que médicos, enfermeiros e outras equipas de saúde tenham mais flexibilidade no tratamento de pacientes gravemente afectados pela COVID-19 e com necessidades específicas, tais como oxigénio.
O apoio surge num contexto em que o país apresentou maior crescimento de casos da COVID-19 nas últimas duas semanas em todo o continente, de acordo com a classificação feita pelo Instituto Tony Blair sobre o progresso da pandemia em África. Tony Blair aponta a variante DELTA como uma das causas do aumento de casos no continente.