O Instituto Nacional de Saúde (INS) iniciou esta segunda-feira um estudo que visa identificar as causas do não uso de máscara de protecção contra o novo coronavírus. O INS vai realizar o estudo entre os dias 1 a 10 de março.
O chefe do Departamento de Saúde Pública na Direcção Provincial de Saúde em Nampula, Geraldino Avalinho, disse que além do uso das máscaras, o estudo visa perceber também as razões da população não cumprir com as principais medidas de prevenção.
O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos de América (EUA) divulgou, na última semana, Relatório Semanal de Morbidez e Mortalidade sobre o uso de máscaras.
Segundo o estudo do CDC dos EUA o uso de máscaras pode bloquear até 63 por cento dos aerossóis que podem conter o novo coronavírus. De acordo com o estudo, além do novo coronavírus, a máscara pode bloquear até 43 por centos de outras partículas infecciosas. Os pesquisadores do CDC dos EUA informaram que a eficácia das máscaras de pano e descartáveis pode ser melhorada quando ajustadas ao rosto para evitar que ar e partículas escapem.