Mais de 380 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 foram distribuídas pelo mecanismo Covax a um total de 138 países, sobretudo do continente africano, América do Sul e sudeste asiático, segundo dados publicados esta terça-feira, pelo portal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
De acordo com o manifesto que consta do portal do UNICEF, para esta quarta-feira prevê-se a chegada de vacinas contra a doença à Bolívia, na quinta-feira à Síria e na sexta-feira à Guiné-Bissau. Segundo a mesma fonte, a Índia, país particularmente afectado pelo coronavírus SARS-CoV-2, recebeu 17 milhões de doses. No que diz respeito a doações, a Covax doou 88 milhões doses de vacinas a 63 países.
De um total de 380 milhões de doses distribuídas incluem-se, em particular, as doações privadas e mobilizadas através dos mecanismos Covax num valor correspondente a 165.111.830 doses, além dos lotes doados através de contactos bilaterais entre países. O objectivo do programa é a distribuição aos países mais pobres e imunizar 27 por cento dos cidadãos a nível global em 2021.