Ministério da Saúde (MISAU) recebeu, na última sexta-feira, 100 mil doses de vacina da Johnson & Johnson. Este é o primeiro lote de um total de 9,3 milhões de doses desta vacina, que é administrada em dose única, adquiridas pela Iniciativa African Vaccine Acquisition Trust (AVAT), em parceria com a União Africana.
A informação foi tornada pública, esta sexta-feira, através de um comunicado do MISAU. O secretário permanente, Grilo Lubrino, citado no comunicado, lembrou que as vacinas chegam numa altura em que está em curso a campanha de vacinação massiva e que foram completamente imunizados mais de um milhão de moçambicanos.
Segundo a nota, a disponibilização destas vacinas resulta de um acordo de compra antecipada, assinado a 28 de Março de 2021 pela AVAT, que prevê a aquisição de 220 milhões desta vacina a 55 países de África. Espera-se a chegada do segundo lote destas vacinas ainda este mês de Setembro. De acordo com o plano nacional de vacinação do MISAU, o país espera vacinar 17 milhões de moçambicanos até finais de 2022.