As autoridades de saúde de Moçambique garantem que o país tem testes de COVID-19 para os próximos seis meses. O comunicado foi feito, esta quinta-feira, pela directora nacional adjunta de saúde pública, Benigna Matsinhe.
Na ocasião, Matsinhe reforçou que não há falta de testes no país. A directora nacional adjunta de saúde pública informou também que os laboratórios do Sistema Nacional de Saúde (SNS) realizam cerca de mil testes de COVID-19 por dia.
Segundo Matsinhe, o número é suficiente até agora. Benigna falou da sensação de falta de teste que é resultado do atraso de diagnóstico. Matsinhe sublinhou que o atraso deve-se ao percurso e o tempo entre a recolha de amostras nas unidades de saúde e o encaminhamento para os laboratórios.
Segundo a directora adjunta, o percurso pode levar as pessoas a pensarem que há falta de testes. Dados do Ministério da Saúde indicam que o país, até agora, testou 356.317 pessoas, das quais 322.829 revelaram-se negativos e 42.488 testaram positivo para a COVID-19.