Moçambique vai receber, entre finais de fevereiro e princípios de março, 70 mil doses de vacina para a imunização contra a COVID-19. A informação foi revelada, último domingo, pelo ministro da saúde, Armindo Tiago. O dirigente acrescentou que são aguardadas outras doses no âmbito da iniciativa COVAX.
A disponibilidade desta vacina está prevista para os meses de maio e junho próximos. Assim que a vacina chegar ao país, será dada prioridade aos profissionais da saúde, sobre tudo os que lidam com a COVID-19.
Tiago disse ainda, que as doses mencionadas estão dependentes da disponibilidade financeira. Apesar da vacina estar a caminho, Tiago reforça a necessidade da população continuar a observar as medidas de segurança contra a COVID-19. O ministro da saúde anunciou igualmente a contratação de mais profissionais para fazer face a onda crescente de infecções, óbitos e internamentos por COVID-19.
Nas últimas 24 horas o país registou mais 19 óbitos em pacientes com o novo coronavírus passando agora a ter um cumulativo de 386 mortes desde que a pandemia eclodiu em março passado.