Moçambique vai começar a vacinação contra a COVID-19 entre junho e julho de 2021. A previsão foi feita, na última quarta-feira, pelo ministro da saúde. Armindo Tiago referiu que o processo depende da pré-qualificação que será feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A qualificação da OMS insere-se no âmbito da iniciativa “Global Covax” que prevê o acesso equitativo a vacina em países de baixo e médio rendimento. No âmbito das regras definidas na iniciativa global COVAX, o país terá direito a seis milhões de doses de vacina, o correspondente a 20 por cento da população. O ministro da saúde informou que o país ainda está a definir os requisitos e condições para a selecção dos grupos prioritários no processo de vacinação.
O gabinete regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África pediu está quinta-feira uma maior colaboração com as comunidades para facilitar a vacinação. A diretora-regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, referiu que o sucesso de qualquer campanha de vacinação depende da confiança por parte das comunidades.