Moçambique espera vacinar um pouco mais de 16 milhões de pessoas contra a COVID-19 até 2022. A informação foi revelada última sexta-feira, pela directora nacional adjunta da saúde, Benigna Matsinhe. Matsinhe disse que a meta de vacinação contra a COVID-19 em Moçambique pode ser atingida até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.
O plano de vacinação contra a COVID-19, lançado última sexta-feira, pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho de Rosário, não prevê vacinar crianças menores de 15 anos e gestantes, uma vez que as vacinas até agora disponíveis no mundo não foram testadas em indivíduos destes grupos.
Para além das 200 mil doses da vacina Verocell oferecidas em Fevereiro passado pela China, o país vai recorrer aos fármacos disponíveis através da iniciativa internacional Covax, um mecanismo coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para distribuir vacinas a países pobres. A campanha de vacinação prevê a imunização de cerca de 60 mil profissionais de saúde, número que vai absorver cerca de 60 por cento das 200 mil doses doadas pela China.