Moçambique recebeu esta quarta-feira, as primeiras doses de vacinas para a imunização contra a COVID-19. Nesta fase a prioridade é vacinar os profissionais de saúde, idosos, Forças de Defesa e Segurança, anunciou em comunicado o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
As primeiras 200 mil doses da vacina contra a COVID19 são do laboratório farmacêutico chinês Sinopharm e começarão a ser administradas nos próximos dias a milhares de moçambicanos.
O primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que dirigiu a cerimónia de recepção das vacinas, disse esta quarta-feira, que o plano nacional de vacinação contra a COVID-19 será divulgado oportunamente pelo Ministério da Saúde.
O dirigente lembrou que a chegada das primeiras doses da vacina não significa que se possa descartar as medidas de prevenção contra a COVID-19, como uso de máscara e distanciamento social.
As 200 mil doses da vacina que chegaram esta quarta-feira a Moçambique, fazem parte de uma doação da República Popular da China, no âmbito das relações de amizade e cooperação bilateral. Na segunda-feira, a embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, manifestou total abertura do Estado português para apoiar o nosso país na operacionalização dos planos de vacinação.