A rede social Facebook e a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciaram, está segunda-feira, que vão lançar uma campanha para combater a desinformação sobre a pandemia e as vacinas contra a COVID-19 em África.
A iniciativa visa oferecer dicas sobre como detectar notícias falsas e garantir que os utilizadores do Facebook recebam informação validada sobre as vacinas. Denominada “juntos contra a desinformação COVID-19”. A campanha irá decorrer em francês e inglês no Senegal, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, África do Sul, Zimbábue, Zâmbia, Uganda, Quénia, Ruanda e Nigéria.
O anúncio surge sete dias depois do lançamento da campanha da OMS para África “Viral Facts Africa”, a primeira iniciativa africana para combater a desinformação online sobre saúde. Durante o lançamento, a directora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, disse que a desinformação viral sobre saúde custa vidas. Moeti lembrou que a COVID-19 não acabou e que é necessário seguir as recomendações sanitárias