Mais 8,5 por cento da população no continente africano vai receber vacina contra COVID-19 até Setembro deste ano. Com o acréscimo, o continente vai sair dos actuais 1,5 por cento para 10 por cento da população vacinada.
A informação foi divulgada pela Directora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, na última semana. Para cumprir a meta até Setembro, de acordo com Moeti, a distribuição das vacinas deve ser cinco a seis vezes mais rápido. A Directora da OMS para África revelou também que o continente deve receber, ainda este ano, meio bilião de doses de vacina contra a COVID-19.
Moeti referiu que para responder a este fluxo de imunizantes, os países da região devem melhorar sua prestação com esforços para aumentar a aceitação, expandir as operações, investir em custos operacionais e lidar com a confiança nas vacinas. As estimativas do Banco Mundial indicam que 9,5 biliões de dólares seriam necessários para comprar vacinas suficientes para garantir uma protecção adequada na região e outros 3 biliões de dólares devem ser investidos para financiar as operações associadas ao processo.