Cerca de 237 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 serão entregues a 142 países até maio. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pelo director geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A acção faz parte da iniciativa Global Covax, que visa garantir acesso rápido e equitativo às vacinas contra a COVID-19. Ghebreyesus lembrou que a OMS espera que todos os países do mundo comecem a campanha de vacinação nos primeiros 100 dias do ano.
Ghebreyesus disse também que é necessário a colaboração de todos os parceiros para que o objectivo seja cumprido nos primeiros 100 dias. Gana e Costa do Marfim iniciaram, esta segunda-feira, a primeira campanha de vacinação com doses fornecidas pela iniciativa COVAX.
Cerca de um milhão de doses serão administradas nos dois países. De acordo com os dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, a COVAX pretende distribuir 90 milhões de vacinas em África, o que representa menos de 3 por cento do total da população do continente.