No âmbito dos esforços no combate à pandemia da COVID-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pretende ver mais nações africanas imunizadas nos próximos dias. Para o efeito, a organização vai entregar um pouco mais de 400 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson a diversos países.
A aquisição das 400 milhões de doses foi viabilizada pelo Banco Africano de Importação e Exportação que garantiu antecipadamente dois biliões de dólares a farmacêutica americana. Para melhorar a compra e distribuição de imunizantes no continente, a UNICEF fez uma parceria com o Mecanismo de Aquisição de Vacinas da União Africana (AVAT).
Para a secretária executiva da Comissão Económica da Organização das Nações Unidas para África (ECA), Vera Songwe, a parceria vai aprofundar a colaboração, abrir caminho para uma resposta robusta à pandemia e levar o continente à recuperação. Na semana passada, Moçambique recebeu do governo americano pouco mais de 300 mil vacinas de doses únicas da Johnson & Johnson contra a COVID-19.