Zimbabwe começou na última quinta-feira a vacinar os seus profissionais de saúde à medida que o país lança o seu programa de vacinação contra COVID-19. De acordo com o escritório regional da Organização Mundial da Saúde para a África, Zimbabwe recebeu na última segunda-feira as suas primeiras 200 mil doses da vacina sinopharm da China.
Foi um dos primeiros carregamentos de vacinas da China para África, após entregas ao Egipto e à Guiné Equatorial. As primeiras vacinas foram uma doação da China para o país da África Austral. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) garantiu que as vacinas chinesas em Zimbabwe são apenas o início dos milhões necessários no país.
Segundo o África CDC, Zimbabwe vai vacinar cerca de 10 milhões de pessoas, o que representa 60 por cento da população do país. O último balanço feito pelo África CDC revela que Zimbabwe registou 35.423 casos, incluindo 1.418, nesta quinta-feira, um aumento de pouco mais de 10 mil casos e 277 mortes desde no início de Dezembro.