O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, defende o acesso rápido e equitativo às vacinas contra a COVID-19 no combate global para superar a pandemia causada pelo novo coronavírus. Cyril Ramaphosa disse que para combater a pandemia, é preciso reunir recursos, capacidades, conhecimento e propriedade intelectual.
O líder sul africano apela aos líderes mundiais a apoiar a iniciativa Covax para garantir o acesso rápido e equitativo às vacinas COVID-19 para todos os países. Ramaphossa enalteceu o Presidente francês, Emmanuel Macron e a UE União Europeia por estes doarem 5 por cento das vacinas adquiridas aos países em desenvolvimento.
O chefe de Estado sul-africano disse ainda ser importante e que os líderes mundiais permitam a transferência de tecnologia médica durante a pandemia. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou esta segunda-feira que dez países administraram 75 por cento das vacinas contra a COVID-19 e que 130 não receberam uma única dose.
A Covax é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Aliança para o Acesso às Vacinas GAVI para fornecer vacinas contra a COVID-19 a países de médio e baixo rendimento.