O Comité Internacional da Cruz Vermelha pretende capacitar as forças de defesa e segurança moçambicanas em questões de direitos humanos para aumentar a ajuda humanitária em Cabo Delgado. O anúncio foi feito pelo presidente desta organização humanitária, Peter Maurer, esta terça-feira, no final de uma visita a Moçambique.
A visita incluiu uma deslocação à província de Cabo Delgado, que está a ser afectada por ataques armados de insurgentes. O Comité Internacional da Cruz Vermelha avança que os deslocados do conflito armado em Cabo Delgado enfrentam uma situação dramática, porque não existe uma logística ao nível da instituição do Estado, que, recorrentemente, tem solicitado apoio internacional.
O presidente da Cruz Vermelha Internacional disse que no seu mandato tem-se preocupado sobretudo com a formação e capacitação das Forças Armadas sobre como lidar com situações de violência e conflitos. A Cruz Vermelha Internacional trabalha em Moçambique há mais de 40 anos, em colaboração com a Cruz Vermelha de Moçambique, nomeadamente durante a guerra civil e a violência armada no centro do país.