Segunda-feira, Outubro 18, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioSociedadeDeslocados em Cabo Delgado regressam às zonas de origem

Deslocados em Cabo Delgado regressam às zonas de origem

- PUBLICIDADE -

Deslocados em Cabo Delgado que há muito planeavam voltar às suas terras de origem, e agora com o apoio militar que Moçambique recebe do Ruanda e da SADC coincidindo com a libertação das zonas outrora tomadas pelos terroristas, seguros e já regressam às suas terras com vista a dar seguimento a vida que em algum momento “parou” por conta dos conflitos.

 Ibraimo Jamal, deslocado do distrito de Quissanga que vive no Centro de Reassentamento de Quilite, Impire, garante que dentro de dias volta à sua aldeia porque “outras pessoas já estão a regressar e isso significa que as nossas vidas, negócios e machambas voltarão a dar frutos”.

Outro deslocado, também ouvido pela equipa do Mídia Lab na cidade de Pemba, é Faruque Cassimo que, de forma galopante, está a regressar para Macomia, terra onde era forte economicamente através do negócio de peixe que fazia. Desde Julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here