As doenças cardiovasculares, cancerigenas e a COVID-19 foram as principais causas de morte nos Estados Unidos de América (EUA) no ano passado. A informação consta de um relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, divulgado na quarta-feira.
As doenças cardíacas foram responsáveis por cerca de 690 mil mortes, cancro por 598 mil e COVID-19 por 345 mil mortes em todo o país. Segundo o relatório, 2020 foi o ano mais letal da história dos EUA.
Os investigadores do país apuraram, da análise de certidões de óbito, que pessoas acima dos 85 anos foram as que mais morreram vítimas da COVID-19, bem como pessoas do sexo masculino negros e indígenas americanos.
O relatório do CDC dos EUA lembrou que em 2019 as maiores causas de morte nos Estados Unidos foram ferimentos não intencionais, acidentes vasculares cerebrais, doenças respiratórias crónicas, doença de Alzheimer, diabetes, gripe e pneumonia e doenças renais. A directora do CDC dos EUA, Rochelle Walensky, disse que esses dados devem servir como motivo para prevenção dessas doenças.