O distrito de Palma, que em Março último foi tomado pelos insurgentes, volta à corrente eléctrica depois de oito meses sem energia por via da rede nacional, informa um comunicado da empresa Electricidades de Moçambique (EDM) posto a circular no dia 8 de Outubro.
Palma volta à “iluminação” desde a última sexta-feira graças a substituição das torres tombadas sobre o Rio Messalo, reparação e instalação de grupos geradores de emergência, reparação do reactor na Subestação de Macomia, substituição de cabos danificados e a energização do transformador de 10MVA na subestação de Auasse.
Com a reposição da corrente eléctrica no passado dia 8 de Outubro, a retoma das actividades económicas está restabelecida permitindo assim aos comerciantes o gasto reduzido no uso dos geradores de corrente eléctrica na compra de combustível.
Palma beneficia-se da reposição da corrente eléctrica depois dos distritos de Mueda, Mocímboa da Praia e Nangade nos dias 3, 11 e 27 de Setembro que igualmente a corrente eléctrica foi posta em causa pelos insurgentes. Ainda de acordo com o comunicado da empresa EDM, as reposições ocorrem mediante o trabalho bem-sucedido das Forças de Defesa de Moçambique, do Ruanda e da SADC que actuam de forma conjunta.