A província de Cabo Delgado vai receber nove milhões de euros, o equivalente a cerca de 700 milhões de meticais, da Embaixada da Suíça em Moçambique para expansão do projecto de apoio ao sector da saúde na província.
A informação foi avançada pelo governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, no arranque de um encontro de coordenação. A quantia, de acordo com o governante, será entregue nos próximos quatro anos sendo alargado para os distritos de Balama, Mecúfi, Metuge e Namuno. Quem, igualmente, vai apoiar Cabo Delgado é a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em cerca de 45 milhões de dólares que deverão servir para implementar o plano de resposta com vista a prestar assistência humanitária aos deslocados e apoio institucional à província.
Patrice Talla, Coordenador da Agência do Sistema das Nações Unidas, que manteve um encontro com o governador de Cabo Delgado, garantiu haver uma abertura por parte do governo em colaborar para o sucesso do plano. O plano de resposta da crise humanitária da FAO vai ter início no próximo ano e vai prestar assistência a 500 mil pessoas vítimas da violência extrema em Cabo Delgado.