Estudo revela eficaz a combinação de medicamentos para TB

0
139

Uma combinação de três medicamentos para tratamento de variantes de tuberculose (TB) resistentes a medicamentos curou 90 por cento dos pacientes. Os medicamentos reduziram o período de tratamento de 20 para seis meses.

Os dados constam de um estudo clínico que ainda está em andamento na África do Sul, Gana, Ucrânia, Rússia, Tajiquistão e Geórgia. De acordo com o estudo, a carga de comprimidos também reduziu de 14 mil para 750 comprimidos ao longo do tratamento.

A pesquisadora principal do estudo e médica da Clinical HIV Research da Universidade de Witwatersrand na África do Sul, Pauline Howard, disse a forma mais comum de contrair a TB resistente é através de pessoas que têm TB resistente a medicamentos.

De acordo com o relatório global da Organização Mundial da Saúde de 2020 sobre TB, em 2019 cerca de 206 mil pessoas tinham TB resistente a medicamentos, dos quais apenas 38 por cento estava em tratamento. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2018, Moçambique tinha 70 mil casos de TB em 2017. Deste número, 669 pacientes tinham TB resistente a medicamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui