O governo dos Estados Unidos da América (EUA) poderá impor novas medidas de viagem aos viajantes vindos da Guiné-Conacri e da República Democrática do Congo (RDC), dois países que lutam contra surtos do Ébola. A informação foi divulgada, última sexta-feira, pelo Centro de Controle Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
A partir desta semana, apenas seis aeroportos dos EUA poderão receber viajantes vindo dos dois países. O CDC dos EUA informou também que as companhias aéreas devem colectar informações dos viajantes que estiveram em qualquer um dos países nos 21 dias anteriores. Segundo o CDC, as informações compartilhadas serão monitoradas para evitar novas transmissões da doença.
Na última quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que havia nove casos de Ébola e cinco mortes relatadas na Guiné-Conacri. A OMS relatou também oito casos e quatro mortes na RDC. A Guiné declarou um surto de Ébola em uma de suas regiões no início de fevereiro, dias depois da RDC declarar seu décimo segundo surto de sua história.