Segunda-feira, Setembro 20, 2021
- PUBLICIDADE -spot_img
InicioSociedadeFalta de água potável preocupa moradores do povoado de Uahaia na Zambézia

Falta de água potável preocupa moradores do povoado de Uahaia na Zambézia

- PUBLICIDADE -

Os residentes do povoado de Uahaia, posto administrativo de Socone, no distrito de Ile, a norte da província da Zambézia, clamam por água potável naquele povoado. A informação foi avançada pelos munícipes daquele posto à equipa do Xipalapala Info esta terça-feira. Os moradores chegam a percorrer uma distância de 15 quilômetros em busca de água.

“Caminhamos longas distâncias para conseguir água, e quando chega a época chuvosa as águas do poço ficam sujas”. disse Madalena Francisco, residente no bairro. O líder comunitário do bairro, Carlos Intupa, acrescentou que o consume de água imprópria aumenta casos de diarreias no povoado. Segundo dados da WaterAid, 2500 crianças morrem a cada ano, devido à água suja, a falta de saneamento e higiene em Moçambique.

De acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF cerca de três em cada 10 pessoas em todo mundo, ou 2,1 billões de pessoas, não tem acesso a água potável e disponíveis em casa, e seis em cada 10 pessoas, ou 4,4 biliões de pessoas, não tem acesso a saneamento de forma segura.

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Ao se inscrever no nosso newsletter, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here