A falta de cuidados adequados à pele pode causar danos graves, com a manifestação de doenças, como a dermatite seborreica, também chamada caspa. A informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a médica dermatologista, Rehana Amad, os pacientes que sofrem desta inflamação crónica, que é mais comum em pessoas do sexo masculino, apresentam sintomas como pele ressecada, descamação, vermelhidão, comichão na face, tórax e do couro cabeludo.
A pele é o maior órgão do corpo humano e faz interação com o meio exterior, mantendo a temperatura do organismo entre 35,9 e 36,9 graus, ideal para as reações metabólicas internas. A dermatite seborreica é um problema que afecta cerca de 50 por cento da população adulta em todo o mundo. Um estilo de vida saudável faz toda a diferença no tratamento da inflamação.
A caspa severa pode ter origem genética, mas na maioria dos casos é desencadeada por agentes externos, como estresse, alergias, situações de fadiga, álcool, baixa temperatura, medicamentos, bem como o excesso de oleosidade na pele. No programa Saúde e Vida desta semana, entenda o que é a dermatite seborreica, saiba como tratá-la, e preveni-la.