Uma força de 28 aeronaves que combatem a praga de gafanhotos na África Oriental pode parar de trabalhar em Março devido a falta de financiamento. O alerta foi feito esta terça-feira pelo vice-director geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Laurent Thomas.
No total, são necessários um pouco mais de 38,8 milhões dólares norte-americanos. Segundo a FAO, esses esforços vão ajudar a evitar perdas de produção de comida estimadas em 1,2 bilião de dólares.
A Organização Nações Unidas para Assuntos Humanitários (OCHA) revela que a praga de gafanhotos pode destruir plantações e pastos ameaçando a existência e a segurança alimentar de 3,6 milhões de pessoas em todo continente africano. Só para se ter uma ideia, cada enxame de gafanhotos de um quilómetro quadrado consome a mesma quantidade de comida por dia, capaz de alimentar cerca de 35 mil pessoas.
Caso a FAO não tenha financiamento, os países da região oriental de África vão perder aviões, helicópteros, cerca de 260 unidades terrestres e mais de três mil observadores treinados.