Ninguém duvida que existe uma relação directa entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. O equilíbrio na dieta permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.
Como forma de assegurar e garantir uma dieta alimentar mais equilibrada perante as inúmeras adversidades, as famílias deslocadas devido a insurgência armada em Cabo Delegado fazem troca do arroz doado por organizações não governamentais (ONGs) para aquisição de outros alimentos de modo a diversificar a dieta alimentar e combater a fome. Muitas ONGs e programas de apoio internacionais têm dado o mesmo alimento “arroz” o que dificulta a uma dieta diversificada e saudável dos deslocados.
Nos centros de distribuição acumulam-se sacos de arroz e em todos os programas de apoio esse é um ingrediente alimentar sempre presente. Falando à imprensa, as famílias deslocadas pedem aos parceiros para que além do arroz e óleo, faça também parte do pacote das doações, outros alimentos e produtos de primeira necessidade. Entre outras doações é feita a distribuição de insumos agrícolas para a criação de pequenas hortas e garantir a segurança alimentar.