A prevalência de Fenda Labial e do Palato (FL/P) em todo mundo é de aproximadamente um a cada 600 nados-vivos, os dados são da Organização Mundial da Saúde. A FL/P é uma condição congénita que resulta na má formação do lábio superior e ou do palato que ocorre nas primeiras fases embrionárias, entre a quarta e a décima segunda semana de gestação.
Para o director do Departamento de Cirurgias Maxilo-facial, do Hospital Central de Maputo, Bento Manhique, a FL/P é mais do que uma questão de estética, uma vez que interfere na condição de vida saudável do paciente. Uma criança, por exemplo, tem dificuldades para alimentar-se, facto que contribui para baixo peso e torna-se vulnerável a desenvolver outro tipo de doenças.
A médica geneticista, Sheila Mabote, disse ser importante que uma mulher grávida faça o pré-natal, porque só assim se pode fazer o melhor acompanhamento do problema. Mabote disse ainda que uma gestante deve evitar consumir qualquer tipo de drogas, quer lícitas ou ilícitas. Em Moçambique não se sabe ao certo o número de casos existentes.