O Fundo Global assinou 157 doações para programas de salvamento de vidas de pessoas com HIV, tuberculose e malária. O total das doações é de 8,54 biliões de dólares norte-americanos.
A informação foi revelada à imprensa, esta quarta-feira, pelo director executivo do Fundo Global, Peter Sands. As doações com início previsto para este mês são o maior valor já assinado em um único ano pelo Fundo Global.
A iniciativa prevê ajudar 100 países do mundo na luta contra o HIV, tuberculose e malária. Sands disse que o dinheiro vai ajudar os países a fortalecer o sistema de saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que as três doenças matam, a cada ano, 2,3 milhões de pessoas.
O presidente do conselho do Fundo Global, Donald Kaberuka, revelou também que além dos subsídios, o Fundo Global aprovou financiamento adicional de 980 milhões de dólares norte-americanos para 106 países de baixa e média renda. O financiamento vai ser destinado a 14 projectos de resposta ao impacto da pandemia da COVID-19.