A província de Gaza registou, através do Gabinete de Atendimento à Família e Menor Vítima de Violência, um aumento em 426 novas denúncias de casos de violência no primeiro semestre deste ano se comparado com o igual período do ano passado.
A província saiu das 1132 para 1558 denúncias. O número corresponde a quase nove denúncias por dia nos primeiros seis meses deste ano. Mas, fora destas estatísticas, há muitas outras vítimas que sofrem e chegam a perder a vida no silêncio. Nesta terça-feira, a ministra do Género Criança e Acção Social, Nhelety Mondlane, apelou à sociedade moçambicana a intensificar e eliminar todas as formas de violência contra mulheres e crianças como forma de construir uma sociedade de paz e harmonia.
Nhelety falava durante o lançamento da campanha de comunicação e advocacia denominada “Dê Esperança a 1001 Rositas” que tem por objectivo trazer uma maior consciencialização sobre Violência por Parceiro Íntimo e Violência doméstica contra crianças, adolescentes e jovens através da disseminação de mensagens de prevenção da Violência Baseada no Género.