A Associação h2n e parceiros vão implementar o projecto Community Radio Assistance For Empowerment Mozambicans (CORAGEM) nas províncias de Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
O projecto que será lançado esta segunda-feira em Nampula é uma iniciativa financiada pela USAID, em seis milhões de dólares norte-americano, que visa apoiar as rádios comunitárias através do fortalecimento do jornalismo radiofónico, da sustentabilidade e do engajamento comunitário.
O director executivo e COP do projecto, Sérgio Chusane, disse que o objectivo é ajudar as rádios a operarem num nível técnico elevado, com estabilidade financeira e envolvimento comunitário. Para o envolvimento comunitário, o projecto conta com o reforço de uma rede de repórteres e incubadoras sociais afiliadas a estações de rádio que formam uma nova geração de comunicadores e agentes de mudança, denominado Centros Juvenis.
Chusane referiu que são observadas todas as oportunidades para envolver a rádio na comunidade e vice-versa e torná-la receptiva às questões que são importantes para os membros da comunidade. O projecto terá duração de cinco anos será implementado pela h2n em parceria com Mídia Lab, IMD, Plural Media e RECAC.